REALIZADA A 1ª CONFERENCIA MUNICIPAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL.

08-12-2011 09:48

    Aconteceu nesta terça feira dia 30 de novembro de 2011, a 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social – CONSOCIAL, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade – LDAPR, etapa Municipal de Londrina.

    O evento reuniu mais de 100 pessoas, entre autoridades, delegados e observadores que discutiram acaloradamente as mais de 80 propostas tiradas de duas pré-conferências realizadas nos dias 18 e 22 de novembro passado.

    Depois de uma série de debates, foram votadas 40 propostas que deverão ser encaminhadas para a Conferência Regional que acontece em Cambé, dia 09 de dezembro próximo e depois se aprovadas seguirão para a etapa estadual de 12 a 14 de março de 2012.

    Como Londrina é a maior cidade da Região e Cambé a cidade sede, foram ambas contempladas com 50 vagas de delegados cada e mais 10 de cada cidade da região que irão para a etapa regional, perfazendo um número de mais de 300 delegados, sem computar autoridades e observadores. As 50 vagas pertencentes à Londrina foram disputadas com muita disposição e critério entre os mais de 128 delegados credenciados, florescendo em alguns desinteressados no começo do evento, vontade e disposição para a continuação como delegado, ante a importância das propostas que visam controle dos cargos públicos e suas atuações, bem como a transparência dos gastos públicos.

    O presidente da conferência foi Hélcio dos Santos controlador do Município, esteve presente Eduardo de Biaggi da Controladoria Geral da União e na presidência da comissão organizadora, Fábio Cavazotti, vice-presidente do Observatório de Gestão Publica de Londrina que contou com uma equipe com muita disposição, embora os prazos de tais eventos, quase foram perdidos, ante a demora do município em assinar o decreto de convocação da Conferência, mas só foi feito ante a possibilidade de uma Conferencia Livre que poderia acontecer por iniciativa da Sociedade Civil.

    Das 80 propostas a mais votada, foi a da criação da Câmara Popular, que tem como base o acompanhamento dos trabalhos de vereadores e seu custo-benefício. A idéia é que as entidades acompanhem os trabalhos de cada vereador e observar se eles votam em favor da cidade ou em favor de si próprio. Esta proposta foi apresentada pela FECAMPAR LONDRINA e por Carlos Zapata (presidente do Conselho de Usuários da Sercomtel) e Celso Melchiades (2º vice-presidente da entidade), respectivamente, ambos, membros atuantes do Focolondrina.

    Também foi aprovada na Consocial a proposta de implantação do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, com representantes da sociedade, governos e instituições de ensino. O Conselho terá a missão de tornar permanente a fiscalização dos órgãos públicos e promoção da Transparência e Controle Social.

    O projeto Câmara Popular de Londrina foi apresentado pela FECAMPAR LONDRINA e defendido assiduamente por Celso Melchiades, Carlos Zapata, Jurandir Rosa e Márcia F. Faria na Conferência da Consocial em Londrina.

   

Matéria redigida por Carlos Zapata e Celso Melchiades.

 

 

Contatos

Focolondrina

focolondrina@hotmail.com

Av: Do Sol nº.541 Jd do Sol - Londrina-PR

(43) 9 9971 9554

Procurar no site

Notícias

03-05-2016 16:57

Vamos parar, pensar e refletir

24/07/2015       Hoje esta havendo mobilizações para conscientizar as pessoas sobre racionamento de água, preservação da natureza, reciclagem do lixo, e  terem uma vida com mais sustentabilidade, isso tudo devido ao aquecimento global, fator comprovado que esta afetando ao...

noticia

Esta seção está vazia.

 

 
 

 

 
 
 
 

 

 
 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 
 

 

 
 

 

 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

  

© 2010 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode